Disclaimer

© Copyright 2018
Associação Surf Social Wave

Parceiros

Missão

O Projeto Surf Social Wave  promove a inclusão social de crianças, jovens e adultos através da prática de surf e do acesso às profissões que compõem o ecossistema do surf.

Para o nós, o surf é mais do que do que uma modalidade desportiva é uma forma de estar na vida.

 

Pretendemos influenciar crianças, jovens e adultos em situação de fragilidade social para que tragam para o seu dia-a-dia os ensinamentos e os valores associados à prática de surf.

O Projeto

O Projecto Surf Social Wave parte de dois pressupostos base:

O primeiro assenta no surf e no que o surf nos traz enquanto elemento de aprendizagem para o nosso dia-a-dia. Quando surfamos enfrentamos múltiplos desafios. Muitas vezes o mar está mau e nós entramos na mesma, outras vezes o mar está grande e mesmo com medo arriscamos a entrar, outras vezes o mar está perfeito e não conseguimos apanhar ondas, ou apanhamos mas caímos. Temos de ser resilientes, temos de ultrapassar os nossos receios, temos de ser cautelosos e responsáveis, temos de respeitar o mar, e depois há os momentos inesquecíveis, a onda na nossa vida e que vamos recordar para sempre. O medo que se transforma na sensação de realizarmos algo que nos parecia impossível. Isto é o que surf nos trás e que podemos transferir para a nossa vida profissional. Acreditamos por isso que através do surf podemos ajudar as crianças, jovens e adultos a melhorar a sua vida.

O segundo pressuposto é o que o surf representa hoje em Portugal do ponto de vista económico, do numero de praticantes e do seu impacto na economia. O crescimento recente do surf trouxe consigo o aparecimento de um ecossistema de profissões ligadas ao surf. Hoje quando olhamos para este universo vemos o surfista no centro, mas vemos também uma panóplia de profissões que foram surgindo à volta  do surf. Temos, entre outros, as pessoas que fazem pranchas de surf, as pessoas que trabalham em surfcamps ou em escolas de surf, designers, jornalistas, fotógrafos, fisioterapeutas, coaches, marketers, representantes de marcas, donos de marcas próprias, etc. 

O nosso ponto de partida serão as aulas de surf, onde queremos começar a trabalhar a aprendizagem destas capacidades nos nossos participantes, mas queremos também ir mais longe. Vamos trabalhar com três grupos distintos, procurando responder às suas necessidades e trabalhando para alargar os seus horizontes e soluções. São eles:

  • Crianças entre os 10 e os 14 em situação de exclusão social onde queremos trabalhar essencialmente dois aspetos, a auto-estima e o sucesso escolar. Este trabalho será feito em conjunto com os professores das escolas de modo a que possamos em conjunto colaborar para a melhoria destes dois aspetos.
     

  • Jovens entre os 15 e os 21, que estejam a estudar no secundário em regime simples ou de dupla certificação e em situação de risco social. Com estes jovens, para além das aulas de surf, vamos durante o ano letivo apresentar-lhes as diferentes profissões ligadas ao ecossistema do surf e no fim do ano letivo, consoante o sucesso escolar, terão a possibilidade de ter uma pequena experiência profissional.
     

  • Adultos em situação de desemprego e inscritos no centro de emprego. O objectivo para os adultos passa numa primeira fase pela apresentação do ecossistema de profissões ligadas ao surf aliado às aulas de surf. Queremos abrir os horizontes de possibilidades de empregabilidade. Para isso teremos associado a este grupo uma formação ligada ao surf, certificada pelo IEFP que terá no seu final um estágio profissional numa área escolhida pelo participante e ligada ao ecossistema de profissões do surf promovendo desta forma a empregabilidade dos participantes.

A Equipa

Somos uma equipa multidisciplinar, apaixonada pelo mar, que acredita que o surf pode abrir novos caminhos, para aqueles que queiram e estejam disponíveis para os percorrer. Acreditamos, tal como  Mahatma Gandhi, que " vamos ser a mudança que desejamos ver no mundo" . 

António Pedro de Sá Leal

​Surf e Gestão Desportiva

Beatriz Chaves

Imagem e Comunicação

João Sevilhano

Coaching e Desenvolvimento Pessoal

Please reload

Madalena Virtuoso

Educação e Desenvolvimento Sustentável

Paula Matos

Médica Pediatra  e Desenvolvimento Infantil

Raquel Matos

Preparação Física e Bem Estar

Please reload